Informativo

O Movimento Empresa Júnior



Você já ouviu falar no MEJ?

Então, pra quem não sabe, ou tem pouco conhecimento, o movimento Empresa Junior tem basicamente como objetivo preparar universitários para empreender através da vivência empresarial durante a graduação.

 Elas são constituídas pela união de alunos matriculados em cursos de ensino superior organizados em uma associação civil com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam não só para o desenvolvimento do país ,mas também é uma forma do alunos/membros se tornem profissionais capacitados e comprometidos para o mercado de trabalho.

Já pensou que legal ter uma experiência dessas já na faculdade?

As EJ’s fazem parte no terceiro setor da economia, pois estão enquadrados no setor privado e não têm por fim último o lucro. Dessa forma, podem  oferecer serviços de qualidade a um custo baixo.

As empresas juniores atendem principalmente o mercado das micro e pequenas empresas, que costumeiramente não tem acesso a consultoria quando enfrentam grandes dificuldades de gestão. Para garantir um excelente resultado, todo o trabalho executado é acompanhamento e a orientado por um professor orientador da respectiva área do conhecimento.

Entre os valores e princípios que guiam as ações do movimento, estão o compromisso com resultados, a postura empreendedora, a sinergia e cooperação entre diferentes empresas juniores, a transparência e o orgulho de fazer parte do movimento.

O movimento acredita na construção de um país mais empreendedor, competitivo, com melhores empresas, governos e universidades. Um Brasil mais ético, mais educador e colaborativo, com a formação de líderes que empreenderão uma mudança no país. Fica a pergunta…

Como tudo começou?

Tudo começou na França em meados de 1960, quando o país passava por um período com alta demanda das indústrias por profissionais qualificados, mas universidades lotadas e mal equipadas, controladas por uma administração resistente a mudanças.

Com a situação, os alunos  estavam preocupados com a falta de contato com o mercado de trabalho e, consequentemente, com a desqualificação profissional. Assim, fundaram em Paris a ESSEC Conseil, primeira empresa júnior do mundo.

Depois dela, o Movimento Empresa Júnior espalhou-se por todo o mundo, tendo como objetivo oferecer experiência empresarial, ainda durante a graduação, através da prática da profissão, seguindo, principalmente, três frentes: aprendizado por projetos, por gestão e por cultura empreendedora.

O Mej iniciou no Brasil, em 1987, pela Câmara de Comércio Brasil-França. No ano seguinte, foi fundada a primeira empresa júnior brasileira: a EJFGV, dos cursos de administração, direito e economia da Fundação Getúlio Vargas, na cidade de São Paulo.

Continue seguindo nossos posts!

Agradecemos sua visita!

Endereço


Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Economia Rural, sala 207
Av. PH Rolfs, s/n – Viçosa/MG
CEP: 36580-900
Telefone: 3899-1685
campic@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress