A CAMPIC Consultoria Jr.
A CAMPIC Consultoria Jr., criada em 1996, é uma associação civil sem fins lucrativos compostos pelos estudantes do curso de bacharelado em cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa.
A empresa júnior nasce como resposta às demandas do segmento cooperativo e com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho. Desde a sua origem, promove o aprendizado dos seus sócios por meio da gestão, realização de projetos e empreendedorismo.
Nossos serviços
A CAMPIC Consultoria Jr. tem como pré-requisito a qualidade, neste sentido, buscamos soluções para o terceiro setor.
Nossos serviços oferecidos vão desde a orientação para a constituição de uma organização até a sua inserção, permanência e consolidação. As principais atividades da CAMPIC estão voltadas para as seguintes áreas:
Processo sistemático que possibilita a organização identificar fatores que interferem no alcance dos objetivos da instituição, tanto aqueles o qual ela não tem como controlar, mas que reflete positivamente ou negativamente nas realizações das metas (fatores externos), por outro lado é elencado são levantados elementos internos identificados como pontos positivos e negativos a serem trabalhados. Isso possibilita que a organização tenha um conhecimento de sua área de atuação e assim possa optar pelas melhores ações otimizando custos e diminuindo riscos.
O plano de negócio é uma ferramenta utilizada por empreendedores a fim de minimizar os riscos de investimentos, para isto trás informações pertinentes quanto aos concorrentes diretos ou indiretos, competidores, cliente/ mercados potenciais além de uma estrutura de custos e receitas que permitem ao empreendedor julgar o quanto é e em quanto tempo serão seus retornos.
Ferramenta financeira que possibilita a visualização através de projeções de receitas e despesas futuras serve como forma de controle de gastos planejados e se estes estão dentro das margens estabelecidas, com isso é possível que a organização veja como está sua situação financeira, dando maior seguridade com base de dados em caso de novos investimentos em projetos, já que está possibilita verificar quanto à mesma pode se comprometer em novos investimentos sem que estes afetem sua saúde financeira.
Estabelecer junto aos interessados na constituição, o ramo de atuação e o tipo da organização que pretendem formalizar, Levantar os documentos burocráticos registratórios que precisam. Contudo haverá um trabalho que é voltado somente para questões de funcionamento, já que estas organizações funcionam sobre uma ótica diferente de organizações mercantis, considerando assim as especificidades e a melhor forma de organização grupal considerando objetivos específicos de cada caso.
Pesquisa para identificar e analisar a viabilidade de se empreender uma nova ideia, documento de apoio para tomadas de decisões a fim de diminuir incertezas acerca desse novo projeto.
É um método que engloba estudos técnicos específicos, que possibilita ao empreendedor a avaliação da situação atual, e a proposição de alternativas cabíveis.
O Plano de Marketing trata-se de uma ferramenta crucial no mercado competitivo para auxiliar na implementação de ações estratégicas para o desenvolvimento de organizações. Busca- se com a elaboração do Plano de Marketing criar estratégias e ordenar ações que atraiam clientes e a satisfação em longo prazo.
É uma análise detalhada da atividade desenvolvida pela organização, trata de estudos que vão desde o mercado dos competidores, até as relacionadas às perspectivas de crescimento do empreendimento, a qual envolve: estudo dos concorrentes ameaças de inserção de novos competidores, poder de barganha dos consumidores, poder de barganha dos fornecedores e as possíveis ameaças de bens substitutos.
Organização do Quadro Social é um instrumento estratégico e dinâmico para aumentar a competitividade dos negócios através da formação de lideranças comprometidas com o ideal cooperativo.
Organizar o quadro social é romper a barreira existente entre o cooperado e a cooperativa, ou seja, fazer OQS é uma das maneiras de estreitar laços entre as partes, fazendo que o cooperado participe mais da realidade cooperativa. Sendo assim, teremos maior participação nas ações econômicas, políticas e sociais.
O conhecimento e desenvolvimento das pessoas é um fator crítico de sucesso em mercados cada vez mais competitivos. É através de abordagens práticas e direcionadas ao setor cooperativista e gerencial que a CAMPIC capacita estudantes e pessoas engajadas em cooperativas, tais como Dirigentes e cooperados de modo geral.