Uma Visão Geral do Aprendizado Cooperativista

Sem a colaboração de seus membros, a sociedade não pode sobreviver e a sociedade do homem sobreviveu porque a cooperação dos seus membros tornou possível a sobrevivência…

Não era um indivíduo vantajoso aqui e ali que o fazia, mas o grupo. Nas sociedades humanas, os indivíduos que são mais propensos a sobreviver são aqueles que são melhor habilitados para fazê-lo por seu grupo. (Ashley Montagu, 1965)

Como os alunos interagem uns com os outros é um aspecto negligenciado da instrução. Muito tempo de treinamento é dedicado a ajudar os professores a organizar interações apropriadas entre estudantes e materiais (por exemplo, livros didáticos, programas de currículo) e algum tempo é gasto com a forma como os professores devem interagir com os alunos, mas a forma como os alunos devem interagir uns com os outros é relativamente ignorada. Não deveria ser. Como os professores estruturam os padrões de interação aluno-aluno tem muito a dizer sobre o quão bem aprendem os alunos, como eles se sentem sobre a escola e o professor, como se sentem uns com os outros e quanto auto-estima eles têm.

Em meados da década de 1960, o aprendizado cooperativo era relativamente desconhecido e amplamente ignorado pelos educadores. O ensino primário, secundário e universitário foi dominado pela aprendizagem competitiva e individualista. A resistência cultural ao aprendizado cooperativo baseou-se no darwinismo social, com a premissa de que os alunos devem ser ensinados a sobreviver em um mundo de “cachorro-cachorro-cão” e o mito do “individualismo acidentado” subjacente ao uso da aprendizagem individualista. O aprendizado cooperativo é agora um procedimento de instrução aceito e altamente recomendado.

Os objetivos de aprendizagem dos alunos podem ser estruturados para promover esforços cooperativos, competitivos ou individualistas. Em cada sala de aula, as atividades de instrução visam a realização de objetivos e são conduzidas sob uma estrutura de metas. Um objetivo de aprendizagem é um futuro futuro desejado de demonstrar competência ou domínio na área de assunto em estudo. A estrutura de metas especifica as maneiras pelas quais os alunos interagem entre si e com o professor durante a sessão de instrução. Cada estrutura de metas tem seu lugar (Johnson & Johnson, 1989, 1999). Na sala de aula ideal, todos os alunos aprenderão a trabalhar em cooperação com os outros, competirão por diversão e diversão, e trabalharão de forma autônoma por conta própria. O professor decide qual estrutura de metas implementar dentro de cada lição. A estrutura de metas mais importante, e a que deve ser usada a maior parte do tempo em situações de aprendizagem, é a cooperação.

Hoje, estudos na Universidade Federal de Viçosa incentivam a ideia de jogos cooperativos, que apontam melhora nas relações pessoais e interpessoais entre os membros de uma empresa, casa ou qualquer instituição social. As atividades envolvem trabalho em equipe, lógica, e cooperação. Os membros se tornam mais unidos, confiantes e auto-críticos. Na Universidade de Cambridge, estudos com adolescentes tem resultados parecidos com trabalhos realizados na Universidade Federal de Viçosa.

Por Luciele Sobrinho

Universidade Federal de Viçosa