Informativo

Para Economista, o Cooperativismo é um Gerador de Inovação em Meio a Economia Mundial Convencionada

Linda Yueh, economista reconhecida, nascida em Taiwan, foi a palestrante da sessão principal de abertura da Conferência Mundial da Aliança Cooperativa Internacional, na capital da Malásia, Kuala Lumpur. A Dra. Yueh, é membro do departamento de Economia da Universidade de Oxford.

A economista Linda Yueh fala da atual situação da economia mundial e que o cooperativismo traz as respostas necessárias. “A automação e a globalização estão exercendo pressão sobre a economia mundial apesar do crescimento dos países emergentes, mas o modelo cooperativo oferece respostas”, afirmou Yueh.

Ela argumentou que os EUA vêm sofrendo um congelamento do salário durante os últimos 40 anos em consequência do fenômeno da automação. A forma que a economia encontrará para se reequilibrar são as cooperativas, que são adequadas para levar adiante os processos de equilíbrio da economia mundial.

“Ao falar de inovação, o modelo cooperativo tem várias vantagens, porque a inovação provem de pessoas e o investimento em cooperativas provém de seus associados e clientes”, afirmou a economista.

“O modelo cooperativo existe há muito tempo, porém se adaptou muito bem a época”, afirmou e continua: “Como se ocorrem novas ideias sobre o que deve ser oferecido aos clientes? Muitas empresas têm problemas porque estão desconectadas das necessidades de seus clientes”. Linda comenta que é “necessário pensar muito mais em empresas arraigadas na sociedade civil: coletivos, cooperativas, que conhecem comunidades, que podem promover o crescimento sustentável”.

Fonte: EASYCOOP – Redação EasyCOOP com ACI Américas

Por Luciele Sobrinho